Receita de queijo vegetal

Outro dia vi no facebook uma receita de queijo vegetal e resolvi fazer no dia mesmo, já que os ingredientes eram super simples. Mas só hoje fiz algo digno de uma fotografia com o queijo, então estou postando agora.

ingredientes:
4 batatas com casca
Água
1 xícara de aveia (só não usar farinha de aveia)
1/2 xícara de polvilho azedo
1 colher de sopa de azeite de oliva
4 colheres de chá de sal (ou mais, depende do gosto)

Para fazer é fácil, é só cozinhar a batata e a aveia em água, até a batata estar desmanchando (vai grudar no fundo da panela mesmo). Talvez seja necessário colocar mais água durante o cozimento. Depois com tudo bem quente, jogar no liquidificador e bater. Vai misturando o azeite, o sal e o polvilho, até ficar uma pasta. Aí é só jogar num pote e congelar. Ele fica uma rocha, dá pra ralar ou cortar em cubos. Mas para usar um pouco de cada vez é meio chato, já que tem que derreter um pouco. Numa próxima vez nós vamos pensar uma maneira de congelar ele em porções menores e que já sejam fáceis de ralar ou cortar. E essa receita rende bastantão mesmo.

Fizemos pizza de pão sírio hoje, e assim ficou a cara do queijo. Obviamente o gosto não é exatamente de queijo, mas engana bem. Outro dia o Lucas derreteu uma porção misturando com macarrão, e ficou um mac’n’cheese bem gostoso. É mais recomendado para receitas que levam queijo derretido/cremoso, como recheio de empanadas, samosas, pizzas, lasanhas, do que para sanduíches e afins.

One response to “Receita de queijo vegetal

  1. Pingback: Pizzinha de abobrinha «

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: