Pão integral vegano

Acabou o pão aqui, o Lucas esqueceu de trazer do super (e eu esqueci de pedir pra ele no email) e eu queria terminar um resto de farinha de trigo integral, então resolvi eu mesma fazer o pão hoje. O post não tem fotos passo a passo, pois no começo achei que nem valia a pena postar. Depois de me desentender com as receitas que encontrei na internet, mudei de ideia e achei que um post com a minha receita final cairia bem.

Ingredientes:

1/4 + 3/4 (+2 colheres de sopa) de água morna
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá (+ 1 colher de sopa) de fermento químico
2 colheres (1 colher) de sopa de azeite de oliva
3 xícaras de farinha integral
1 colher de chá de sal

Os ingredientes que estão entre parenteses foram os que eu acrescentei depois, pois a receita original não tava rolando.
A receita original também mandava usar fermento biológico. Eu, que não entendo muito, fui fazendo com o fermento químico, e depois me dei conta que não era o certo. Pesquisei algumas receitas de pão com esse fermento e vi que mandavam usar duas colheres de sopa. Então usei a de chá original + 1 de sopa.

Comecei com a receita original, que mandava misturar 1/4 de água + o fermento +  o açúcar mascavo e deixar descansando por 10 minutos. Depois acrescentei a colher de sopa do químico, mas acho que essa parte deu meio errado, pois percebi que o químico é melhor já misturar na farinha tudo pronto. Dá pra eliminar esse passo e ir direto pro próximo.

Então é basicamente misturar tudo e sovar por 10 minutos. Nessa hora que percebi que as proporções da receita original não estavam muito corretas, pois ficou seco demais. Acrescentei mais uma colher de sopa de azeite de oliva e mais duas de água morna. Daí ficou num ponto bom pra sovar. Dá pra ir de uma vez na soma final dos ingredientes que coloquei acima.

Depois é só cobrir a massa com um pano de prato e deixar descansar por uma hora. Após isso, dei mais uma sovadinha, fiz bolinhas não muito grandes com a massa e coloquei numa forma meio/mal untada com farinha. Joguei por cima umas gotinhas de azeite de oliva, uma pitada de pimenta preta e uma pitada de flor de sal.

Daí é só levar pro forno por 35 minutos, em 180 graus e tá pronto. Essa quantidade de massa rendeu 9 bolinhas.

Como fiz essa confusão com o fermento, o meu pão não cresceu muito. Ficou bem massudinho mesmo. Na próxima vou tentar isso de misturar o fermento direto já com todos ingredientes, ao invés de deixar ele borbulhar sozinho na água quente.

Mas o gosto ficou bem bom. E, como ele é pesado, uma unidade pequena já sacia bastante. Comi com um patêzinho de tofu, pra manter vegano. Se alguém fizer essa última versão da receita, me contem se deu certo. E numa próxima vou misturar algo forte na massa, como azeitonas. Acho que vai ficar ótimo.

Leave a Reply

