Panqueca Americana Vegana

Huum, hoje aproveitei o feriado friozinho pra testar uma receita de panqueca vegana. Na verdade eu que fiz a receita, pegando a mais básica de panqueca normal e adaptando.

Uma vez eu li que dava para substituir os ovos das receitas por duas colheres de sopa de óleo vegetal. Na verdade em cada receita pode-se substituir por algo diferente, mas essa medida é algo que eu tenho na cabeça num caso de falta de criatividade.

Então com a panqueca fiz isso, substituí o ovo por óleo. O lado bom é que um ovo é difícil de dividir, ficando sempre a medida da porção refém do número de ovos na receita. Duas colheres de óleo é mais fácilmente divisível. Assim, adaptei toda minha receita pela metade, ficando uma porção boa para duas pessoas tomarem café da manhã sem maiores exageros.

Usei óleo de coco, que é o mais saudável dos óleos vegetais, e ainda dá um gostinho bom. Na receita original mandava usar duas colheres de sopa mais um ovo. Usei no fim só duas de óleo, pois fiz uma medida menor.

Então vamos à receita:

Ingredientes:
1/2 xícara de farinha de trigo integral
(na verdade pode ser a farinha normal refinada, mas fica bem mais saudável se usar a integral)
1/3 xícara de leite de soja culinário
(eu usei 1/2 xic – apesar de na foto mostrar 1/3 – mas ficou meio molenga. 1/3 vai funcionar bem)
5 colheres de sopa de açucar mascavo
(na foto mostra quase 1/4 de xic de açucar – o que dá três colheres – mas depois acrescentei duas)
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de fermento

Não tem muito mistério. Primeiro mistura todos ingredientes secos numa vasilha ou bowl grande.

Depois acrescenta os ingredientes molhados e mistura tudo com um fuê. A grande dica aqui é aquecer a porção de leite um minuto no microondas, pois o óleo de coco fica sólido se misturado com algo gelado. Aquecer o óleo também, para que ele fique em estado líquido.

Agora vem a parte mais difícil, hehe, a frigideira. Como eu nunca acerto o ponto das panquecas na frigideira comecei a usar somente a máquina de waffle. Sou a feliz proprietária de uma máquina de waffle da Hello Kitty, então não troco mais por nada. Mas se você for fazer na frigideira, melhor usar uma antiaderente. Daí é só jogar a massa e esperar para virar no ponto certo. Não precisa untar nem nada.

Mas continuando… Essa quantidade da receita dá duas “fornadas” na minha máquina de waffle. Perfeito, porque assim cada um aqui em casa come uma. Os waffles saem pequeninhos, então não é nada muito extravagante pra um café da manhã.


A diferença é que essa receita – não sei se por causa da massa integral, ou porque não leva ovo – demora mais para cozinhar. Na primeira “fornada” deixei o tempo padrão do ciclo da máquina, mas ficaram moles e destruídos. Na segunda deixei quase dois ciclos completos, e daí deu certo!

O gosto fica bem interessante. Pra manter a receita vegana, dá pra comer com pastinha de tofu, geléias, manteiga de amendoim vegan, mapple syrup, etc. O Lucas disse que o melhor foi purinho mesmo, que tinha gosto de chocolate. Não sabemos porque, mas a mistura de açúcar mascavo e óleo de coco lembra chocolate.

Espero que vocês curtam a receita.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: