Sem sofrimento e com menos calorias

Hoje no almoço comi um hambúrguer de soja com salada. Me surpreendi com a pouca quantidade de calorias que uma unidade do hambúrguer continha, e resolvi fazer investigar mais. Peguei outros três produtos que usei hoje e resolvi comparar com sua versão não vegana, para ver se estava realmente economizando calorias. Esse “estudo” não se aplica a qualquer opção vegana x não vegana, afinal, eu não sei se uma torta de chocolate deliciosa sem leite, manteiga e ovos é realmente menos calórica que a versão lacto dela. Mas também, se você tá comendo uma torta de chocolate, não é bem o momento para se preocupar com as calorias, né? Minha intenção foi mostrar que dá pra substituir e ser mais saudável com quatro produtos do dia-a-dia da cozinha, que a gente usa pra tomar café da manhã e para refeições mais simples. Usei como comparação o produto que eu usava antes (tirando o hambúrguer, já que não como carne fazem anos). A conclusão é que, além de não fazer mal para nenhum bicho, você pode fazer bem para si mesmo.

Leite de soja uso culinário Yoki x Leite semidesnatado Parmalat*


Quantidade: 200ml
Calorias 69kcal x 100kcal
Gorduras totais: 3.4g x 4.0g
Gorduras saturadas: 0.9g x 2.5g
* se usar o leite desnatado as calorias e gorduras ficam praticamente iguais, variando entre 64kcal e 70kcal, dependendo da marca

Tofu Cotage Samurai x Queijo Minas frescal
(não encontrei imagem, nem no site da marca)
Quantidade: 30g
Calorias: 20kcal x 79.2kcal
Gorduras totais: 0.9g x 6.6g
Gorduras saturadas: 0.9g x 3.4g

Patê de Tofu Samurai x Requeijão Light Polenghi


Quantidade: 20g
Calorias: 24kcal x 36kcal
Gorduras totais:  1.5g x 2.5g
Gorduras saturadas: 0.2g x 1.5g

Hambúrguer de soja Perdigão x Hambúrguer normal Perdigão


(roubei a imagem de algum blog, via google images, pois no site da Perdigão não tem a linha de soja)
Quantidade: 80g
Calorias: 64kcal x 159kcal
Gorduras totais: 3g x 11g
Gorduras saturadas: 0.7g x 6g

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