Compras na Zona Cerealista

Hoje, depois de mais de dois anos morando em São Paulo, finalmente visitamos a zona cerealista. As melhores lojinhas ficam na rua Santa Rosa. Compramos em três: Cerealista Helena, Santa Filomena e Tio Ali. Parece que tem mais uma que é legal, a Casa Flora, mas não chegamos a conhecer. É facinho de ir de metrô, só descer na estação Pedro II.
Não fotografei lá porque era muito tumulto, mas mostro aqui nossas compras.

Nuts:
Bom, o forte da zona cerealista são (adivinhem!) os cereais. Então compramos todos tipos de nuts que gostamos. Não compramos outros tipos de grãos como arroz, farinhas, mas tem tudo lá também. E de todas variedades. Tirando a macadâmia, o milhão peruano e a ervilha com wassabi, escolhemos todos in natura, ou seja, sem sal e temperos. Assim dá pra usar em receitas salgadas ou doces, e ainda fazer leite. Vamos experimentar leite de todos.

Tem aí: Castanha do pará triturada, macadâmia, pistache sem casca, amendoim, milhão peruano, ervilha com wassabi, nozes, avelãs, castanha do pará, amêndoas, amêndoas em lâminas e castanha de caju.

Frutas secas:
Tem de vários tipos também. Muitos deles são com açúcar (glaceado) então é bom prestar atenção se quiser in natura.

Nós compramos: Morangos (que eu suspeito que tem um pouquinho de açúcar), peras, uva braca, uva roxa, cranberry, damasco e banana.

Temperos:
Preparado de Zátar e de Masala. Os dois não são mega baratos, mas vão durar bastante. Vou aprimorar minha receita de chancliche vegano.


Presunto e mortadela vegatais:
Glutadela sabor azeitona e “presunto” defumado.

Melado de cana (alternativa ao mel) e “maionese” vegetal:

“Lentilhada” vegetariana:
Tinham vários preparados de pratos prontos à base de grãos, tipo baião de dois vegetariano, risotos, etc. Curtimos esse, que já vem temperado e com pedacinhos de soja.

Pastinha de soja sabor beringela:
Apesar de a soja ser um grão, não encontramos muitas coisas de tofu, patês e até mesmo hamburguers. Na Liberdade acaba sendo melhor para essas coisas.


Alfarroba:
Faz tempo que eu queria provar. Li sobre em alguns sites. Parece que é mais light que o chocolate e que faz bem pra saúde, pois não contém açúcares e cafeína. Mas em termos calóricos não tem tanta diferença.


Outros 1:
Biscotois salgados, biscoitos doces e granola. Tudo vegano, sem lactose e sem mel.

Outros 2:
Polentão pronto, molho barbecue e azeite de oliva. O primeiro por ser novidade, o segundo por ser vegano e o terceiro por ser muito barato lá (7 reais).

Resultado: nós gastamos um pouquinho mais de duzentos reais (uns R$ 220) e compramos muuuuita coisa. Super aprovado.

Agora a enganação:
Não tinham muitas opções de hamburguers e salcichas de soja (só as de lata da Superbom). Pegamos hamburguer e salsicha dessa marca, porém o hamburguer vimos antes do caixa que não era vegano e largamos. Mas a salsicha leva ovo. Sacanagem! Até fala na embalagam “ovo vegetariano”, mas se vai fazer de soja, faz vegano logo, humpft!

E falando em enganação, vou postar outro produto que me irritou bastante. Não foi comprado na cerealista, foi no supermercado mesmo.  É esse iogurte de soja abaixo. No supermercado tem outra marca de iogurte “de soja” e “sem lactose”, que na verdade é feito de leite desnatado misturado com soja. Não caí. Mas esse abaixo me enganou. O problema dele é que tem espessante a base de gelatina. Li e reli os ingredientes, procurando qualquer coisa láctea ou a ver com leite, mas deixei passar a lista de espessantes. Mais uma vez: vai fazer de soja e sem lactose, faz vegano logo! Enganação!

About these ads

One response to “Compras na Zona Cerealista

  1. Pingback: Pizzinha de abobrinha «

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: